segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cantor Prince fará show no Brasil em agosto em festival no Rio de Janeiro


O festival BacktoBlack ampliou seu formato para este ano com um mega palco na centenária Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, para receber o ídolo pop Prince, que volta ao país após 20 anos. O evento, que acontece de 26 a 28 de agosto, terá também shows de Chaka Khan, Macy Gray e Aloe Blacc. O início da venda de ingressos acontece na segunda quinzena de julho, em data a ser confirmada. São Paulo recebe duas atrações do evento no dia 30, no Bourbon Street.

Prince, de 53 anos, é um cantor, compositor e multi-intrumentista com uma das carreiras mais respeitadas da música pop mundial. Já conquistou sete Grammys, tem 10 discos de platina nos EUA e 30 singles no Top 40 da Billboard. Entrou no Hall da Fama do Rock em 2004, primeiro ano em que poderia ser indicado. Suas influências são amplas e podem ser encontradas em bandas como Sly & the Family Stone, Parliament-Funkadelic, Beatles, Miles Davis, Jimi Hendrix, James Brown e Stevie Wonder.

A última vez que o cantor esteve no Brasil foi em 1991, durante o Rock in Rio II. ele tocou no primeiro dia do festival (18/01), fechando a noite que também teve Joe Cocker, Colin Hay e Jimmy Cliff, e voltou no dia 24, ao lado de Carlos Santana, Alceu Valença, Laura Finocchiaro e Serguei.

Atualmente, Prince está viajando o mundo com a "20Ten Tour", para promover seu disco lançado em 2010. O cantor costuma variar muito os setlists, portanto é difícil prever o que os fãs cariocas vão ouvir. Além de músicas próprias, os shows são recheados de covers, que vão de "Don′t stop till you get enough", de Michael Jackson, e "Let`s get it on", de Marvin Gaye, a "Nothing compares 2 u", de Sinéad O`Connor e "Bridge over troubled water", de Simon & Garfunkel.

Festival terá debates, palestras e exposições

O festival dedicado à música e cultura negra segue com proposta de promover debates e palestras sobre temas sociais, econômicos e ambientais do Brasil e do mundo. A Leopoldina servirá novamente como plataforma para shows, debates, exposições e intervenções artísticas, divididos em quatro espaços diferentes, com mais de 20 atrações musicais.

"A ideia é mostrar a influência africana na nossa cultura contemporânea. O festival é uma celebração ao ritmo, ao som, à consciência social e econômica, às cores e aos estilos de um mundo pop e novo", defende Julia Otero, uma das idealizadoras do festival, ao lado de Connie Lopes.

O palco Oi Estação, localizado dentro do edifício principal da ferroviária, será ocupado principalmente por atrações majoritariamente internacionais, de diversos estilos, nacionalidades e gerações. Na sexta, dia 26, se apresenta a cantora portuguesa de fado Ana Moura. Em seguida, entra o grupo Tinariwen, composto por tuaregues (grupo étnico de nômades do Saara), apelidada pela mídia especializada de ‘os Rolling Stones do deserto’. Macy Gray fecha a noite com seu R&B.

No sábado, a cantora malinesa Oumou Sangaré mostra sua mistura de música africana com sons arábicos antes do show do fenômeno do soul e funk dos anos 70, Chaka Khan. No último e terceiro dia, o público poderá conferir o suinge e soul do cantor Aloe Blacc, nova sensação da música negra dos EUA, da nigeriana Asa e do brasileiríssimo Seu Jorge.

O palco Compacto Petrobras terá apenas atrações nacionais, com shows da banda Tono e de Nikolas Krassik e os Cordestinos (26); da dupla Moreno Veloso e Domenico (27); do cantor Qinho com Jards Macalé e do encontro do grupo Paraphernalia com BNegão (28).

A tenda Circo, por sua vez, será reservada à discotecagem e live PA, com nomes das pistas brasileiras e internacionais. Haverá ainda um tributo aos sons da periferia do Rio e de São Paulo, com o Bailão Black comandado pelos DJs Marlboro (funk), Corello (charme), Fernandinho (charme) e CIA (break).

Além dos shows, o espaço terá ainda programação de debates e palestras, com curadoria do renomado escritor angolano José Eduardo Agualusa. Os nomes dos conferencistas e temas serão divulgados à medida que forem confirmados. O autor também fará a palestra de inauguração da versão especial do evento – realizado pela primeira vez fora do Rio de Janeiro – em São Paulo, no dia 30 de agosto. A casa escolhida foi a Bourbon Street, que recebe ainda as apresentações de Aloe Blacc e Tinariwen.

Serviço:

Local: Estação Leopoldina

Data: 26 DE AGOSTO

Palco Oi Estação

- Ana Moura

- Tinariwen

- Macy Gray

Palco Circo

- Kenna

Palco Compacto Petrobras

- Tono

- Nicolas Krassik e Cordestinos

27 DE AGOSTO

Palco Oi Estação

- Oumou Sangaré

- Chaka Khan

Palco Grande

- Prince

Palco Circo

- Eduardo Christoph e Diogo Reis (Festa Moo) e Badenov (Festa Combo)

Palco Compacto Petrobras

- Moreno Veloso Domenico

28 DE AGOSTO

Palco Oi Estação

- Asa

- Aloe Blacc

- Seu Jorge

Palco Circo

- Baile Chamre - DJ Malrboro, DJ Corello, DJ Fernandinho e DJ Cia

Palco Compacto Petrobras

- Qinho e Jards Macalé

Nenhum comentário:

Postar um comentário